Este blog foi criado pelos alunos Ana Luiza Ferreira, Augusto Palhares, Danilo Ferreira, Gabriela Zermiani, Marina Anjos e Paula Aguiar do Colégio Educare, sobre a supervisão do professor Igor Sarti.

sexta-feira, março 19, 2010

O que foi a Eco-92


A preocupação com os problemas ambientais vem se intensificando a cada ano, pois são necessários acordos para o problema não se agravar. No entanto, há alguma décadas essa temática tem sido abordada: o primeiro grande evento foi a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 na Suécia.
Outro grande evento para debate ambiental foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O encontro ficou conhecido como ECO-92 OU Rio-92, discutiu problemas existentes como também sobre o progresso e até hoje nos grandes debates sobre meio ambiente continuam sendo referência.
A ECO-92 contou com a presença maciça dos chefes de Estado demonstrando a importância ambiental no início dos anos 90.
A ECO-92 teve um número grande de Organizações não-governamentais (ONGs), que realizaram de forma paralela o Fórum, que aprovou a Declaração da Carta da Terra. Conforme este documento os países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta.
Duas convenções importantes foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e a outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21 um plano de ações com metas para melhoria do meio ambiente. A Agenda 21 consiste em um acordo feito entre 179 países para elaborações de estratégias que objetivem o alcance do desenvolvimento sustentável.
A aprofundamento da Convenção sobre Mudanças Climáticas resultou na elaboração de um Prootocolo de Kyoto, de 1997, que objetiva a redução de gases causadores do efeito estufa.
Porém muitos países desenvolvidos ou em desenvolvimento em virtude do modelo de produção e consumo estabelecido, não colocaram em prática as políticas ambientais elaboradas no evento, intensificando o aquecimento global.

25 comentários:

  1. A eco-92 foi muito importante para algumas conquistas em relação a preservação do meio ambiente. Ela foi a primeira conferência em que se conseguiu assinar acordos, apesar de alguns países desenvolvidos não entenderem completamente a importâcia da preservação. Foi a eco-92 que realmente mostrou os problemas em que o planeta Terra estava enfrentado. A agenda 21 foi um documento assinado na eco-92 em que os países adotam a sustentabilidade, essa idéia ja foi adotada por vários países para se ter idéia da importância. Já a carta da Terra foi mais uma proposta.O mais importante foi a essa conferência, como a de Estocolmo (realizada anteriormente) gerou outras conferências que até hoje vem sendo discutidas para preservação do meio ambiente. A nova geração já está mais conciente e concerteza conseguirá realizar o desenvolvimento sustentável.

    Grupo: Ana Luiza Ferreira, Augusto Palhares, Danilo Ferreira, Gabriela Zermiani, Marina Anjos, Paula Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho foi bem estruturado,indo por etapas,esplicando bem e detalhadamente.
    Acho que essa sequência de conveções,reuniões,e tentativa de varios acordos foi uma base muito importante para o desenvolvimento do protocolo de kyoto,um tratado que é um grande aliado a restauração da Terra.

    Raphael Henrque A.S.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do trabalho bem caprichado(inclue estruturação e conteudo),mas,a Eco-92 ajudou na assinatura da Agenda 21?Se sim como e porque?A carta da terra ajudou na criação do Protocolo de Kyoto?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!Conheci a carta terra,concordo que todos os países,devam se ajudar,para que a despoluição seja mais rápida.Quanto ao dinheiro da despoluição,não concordo que só os países ricos devam ajudar,mas todos que querem a despoluição, portanto, todos devem lutar e cooperar financeiramente!Se todos os países aceitarem e não desistirem, fazendo palestras e outros discursos em alguns anos poderemos diminuir a poluição em todo mundo.Os países para colaborar com a despoluição devm reverter suas atitudes e seus projetos,pois esse é o mundo onde vivemos e onde nossos parentes futuros viveram!A Eco 92 é um ótimo projeto para tentarmos vencer o desmatamento e tudo que esta havendo de ruim no nosso planeta!
    Nicole Ceccotte!

    ResponderExcluir
  6. Colocar em pauta, discutir problemas tentando buscar soluções o torna grandiosa, podendo-se dizer que é um grande passo em busca do comum.
    Temos(ou pelo menos "tinhamos") tudo ao nosso dispor, só falta sabermos como disfrutar do que nos foi dado com sabedoria.

    Por:Kaio Nikolas 8ª11

    ResponderExcluir
  7. Esse blog passou as imformações que a ECO-92 foi um encontro que discutiu problemas existentes como também sobre o progresso,e até hoje nos grandes debates sobre meio ambiente continuam sendo referência.E que teve vários frutos como:A Agenda 21 e a elaboraçao do Prootocolo de Kyoto.Ana Luiza Monteiro 8 11

    ResponderExcluir
  8. Olá Grupo 3!

    O blog ficou bem estruturado com as principais informações,as idéias centrais. Gostei do vídeo, porém poderia ter mais fotos. A enquete foi boa e a apresentação geral do blog atendeu aos objetivos propostos! Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Bom agora iremos ter o Rio de Janeiro a Rio+20 eu espero que tenhamos bons resultados desta conferência por que aqui no Brasil estamos muito precisando combater a poluição.

    ResponderExcluir
  10. tomara que isso ajude em meu trabalho de ciências '_' eu quero tirar um 10 mais tem que escrever com suas palavras mais eu nao gosto de escrever com as minhas palavras entao foda-se

    ResponderExcluir
  11. essa respoosta , nao me ajuudou no meu trabalhoo
    :/

    ResponderExcluir
  12. meu trabalho é mt chato !!

    ResponderExcluir
  13. nao gostei falta mais......isso e preguiça de fazer um blog bacana..entao melhor cancelar

    ResponderExcluir
  14. obrigada pelo blog vou me sair bem no semi sobre este determinado assunto

    ResponderExcluir
  15. É não adianta metade tentar e outros não,ser humano é só um predador que não ligam pra o futuro mas sim com seu bolso querem só lucrar sem se importar com o futuro o importante é agora..

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a explicação sucinta e completa.

    ResponderExcluir
  17. Explicou muito sobre o ECO-93, 3u não sabia nada sobre esse evento muito importante pro nosso querido Mundo.

    ResponderExcluir
  18. Completo esse artigo, Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir