Este blog foi criado pelos alunos Ana Luiza Ferreira, Augusto Palhares, Danilo Ferreira, Gabriela Zermiani, Marina Anjos e Paula Aguiar do Colégio Educare, sobre a supervisão do professor Igor Sarti.

sábado, março 20, 2010

Resoluções da ECO-92


Agenda 21-
Considerada como o resultado mais importante da Eco-92, a Agenda 21, documento assinado por 179 países naquela ocasião, é um texto chave com as estratégias que devem ser adotadas para a sustentabilidade. Já adotada em diversas cidades de todo o mundo, inclusive através de parcerias e de intercâmbio de informações entre municipalidades, esse comprimisso se desenrola no âmbito da cooperação e do compromisso de governos locais. Leva em conta, principalmente especificidades e as características particulares de cada localidade, de cada cidade, para planejar o que deve ser desenvolvimento sustentável em cada uma delas.

Carta da Terra-
Este documento define alguns princípios básicos, que podem ser resumidos assim: " A paz, o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e inseparáveis". Há uma ligação íntima entre três fatores: a política, a economia e a ecologia, que devem caminhar obrigatoriamente juntos.
Não pode haver paz no planeta e nem proteção ao ambiente, se a pobreza continuar existindo em tantas regiões. Erradicar a pobreza é tarefa de todos os Estados. Os países ricos consomem os recursos naturais de forma exagerada; por isso, são os que mais poluem. Cabe a eles uma parcela importante nos esforços para conseguir um desenvolvimento sustentável (desenvolver sem agredir o meio ambiente), pelas tecnologias de que dispõe e pelos recursos financeiros que deverão investir. A Carta da Terra propõe um espírito de cooperação mundial para reestabelecer, proteger e conservar a saúde do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário